SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA


Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.

A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:


checagem


prevalência


mortalidade


incidência


comorbidade

Embora existam características próprias em cada área de aplicação do método epidemiológico, existem premissas comuns.

 

Analise as premissas abaixo:

 

I-            As doenças não ocorrem ao acaso na população.

II-          As doenças crônico-degenerativas estão sujeitas à mesma abordagem de estudo que as doenças transmissíveis.

III-        A distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem desigualmente na população.

IV-         O conhecimento dos fatores determinantes das doenças aumenta a eficácia das intervenções preventivas e curativas

 

As premissas aplicáveis a qualquer estudo epidemiológico estão contidas em:


I e III apenas


I, II, III e IV


I, II e III apenas


I e IV apenas


I, III e IV apenas

As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.

Considerando essas influências, é correto afirmar que:


O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.


O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.


O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.


O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.


A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.

Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.


Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.


Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.


Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.


Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.


Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.

No ano de 2015, foram detectados 345 novos casos de hanseníase nos serviços de saúde da cidade de Pindamonhagaba/SP. No final daquele ano, um total de 1.313 estava em tratamento, incluindo os mais antigos e os em que se descobriu, recentemente, serem portadores do bacilo de Hansen. Tomando-se estes números para os devidos cálculos e admitindo-se uma população de 900 mil habitantes, assinale a alternativa que apresenta corretamente os valores da incidência e da prevalência dessa doença, nessa localidade.


Incidência = 39 casos anuais por 100 mil habitantes / Prevalência = 108 casos por 100 mil habitantes.


Incidência = 39 casos anuais por 100 mil habitantes / Prevalência = 185 casos por 100 mil habitantes.


Incidência = 146 casos anuais por 100 mil habitantes / Prevalência = 39 casos por 100 mil habitantes.


Incidência = 185 casos anuais por 100 mil habitantes / Prevalência = 39 casos por 100 mil habitantes.


Incidência = 39 casos anuais por 100 mil habitantes / Prevalência = 146 casos por 100 mil habitantes.

A oitava conferência de saúde foi um marco na história da saúde pública no Brasil, pois pela primeira vez os usuários dos serviços de saúde participaram efetivamente.

Assinale a alternativa que apresenta um dos principais problemas da área de saúde apontados nessa conferência:


Centralização dos esforços nos programas de prevenção das doenças.


Incapacidade para atender a uma demanda crescente da saúde dos idosos.


Desigualdade no acesso aos serviços de saúde.


Baixa qualificação técnica dos profissionais da área de saúde.


Poucos recursos financeiros destinados aos procedimentos curativos.

O Sistema Único de Saúde – SUS – criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.

 

Assinale a alternativa correta sobre o Movimento da Reforma Sanitária:


Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.


Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.


Defendia a proposta de um sistema de saúde centrado no atendimento hospitalar como ocorria nos Estados Unidos da América.


Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.


Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.

Atualmente, encontram-se dois modelos de atenção a saúde, vigentes no Brasil- Modelo Médico-assistencial Privatista e o Modelo Assistencial Sanitarista.

 

Assinale a afirmativa correta sobre o Modelo Médico-assistencial Privatista:


Oferece as ações de assistência a saúde segundo a demanda espontânea dos usuários do serviço.


É caracterizado pela preocupação com a organização e acesso às ações e serviços de saúde.


Está presente apenas na oferta de serviços de saúde pela iniciativa privada, consolidando as ações de saúde como privativas do médico.


Propõem ações de promoção da saúde, no nível de atenção primária, porém com um modelo de assistência centrado nas ações das equipes médicas e de enfermagem no ambiente hospitalar.


Está inserido dentro do contexto da Vigilância da Saúde, consolidando a oferta de serviços médicos a grupos populacionais.

O Sistema Único de Saúde teve seus princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde de 1990 e pode ser classificado como princípios ideológicos e princípios organizacionais.

 

Assinale a alternativa em que são apresentados corretamente os princípios do SUS.


Hierarquização e regionalização; Equidade e Equivalência.


Universalidade; Integralidade e Equidade.


Integralidade; Pontualidade: Atendimento Eficiente.


Equidade, Eficiência e Honestidade.


Eficiência, Universalidade e Pluralidade.

A Saúde Coletiva sempre foi e ainda é influenciada pelo cenário político e econômico. Então, para compreender a organização dos serviços de saúde na atualidade, é preciso conhecer como evoluiu a Saúde Coletiva no Brasil.

 

Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da Saúde Coletiva no Brasil:

 

I-            Durante a primeira república, existiu o Departamento Nacional de Saúde que estava vinculado ao Ministério da Justiça.

II-          No início do século XX, os moradores da cidade do Rio de Janeiro eram acometidos de diversas doenças graves como varíola, febre amarela e malária.

III-        A Lei Eloy Chaves deu início à previdência social no Brasil ao criar os Institutos de Aposentadorias e Pensões.

IV-         A partir da homologação da Consolidação das Leis Trabalhistas, todo trabalhador, urbano ou rural e independente de contribuição financeira para o sistema, passou a ser atendido pelo sistema público de saúde.

 

São corretas as afirmativas contidas em:


I, II, III e IV


I e III apenas


I e II apenas


I e IV apenas


I, II e III apenas

Páginas: 12345678910